Você está visualizando atualmente Sua falência pode estar sendo comprada

Sua falência pode estar sendo comprada

Durante uma consultoria em uma empresa de médio/grande porte, cheguei ao setor de compras para realizar o mapeamento de processos do mesmo e sem delonga, questionei o responsável pelos critérios adotados a ele na hora de escolha dos fornecedores; se ele fazia a curva abc em conjunto com o almoxarifado e se era realizada três cotações dentre outras práticas necessárias de se adotar na hora de fazer uma compra. De cara o mesmo não soube responder sobre a curva, e respondeu que não fazia 3 cotações porque, com as palavras do próprio; “nós sempre compramos do mesmo fornecedor há mais de 20 anos pela qualidade do mesmo” perguntei em seguida quais os métodos adotados para ele analisar a qualidade da matéria-prima, o mesmo ficou emudecido.

Em certa ocasião durante a conversa, questionei se ele fazia pesquisa de mercado desde que assumiu o setor para conhecer novos fabricantes, pois eu me encontrava incrédulo que as empresas fornecedoras daquela matéria-prima em mais de 20 anos eram monopolistas, o rapaz continuou a sustentar que prezavam pela qualidade sem mostrar os critérios de adoção para esse resultado, e sendo que ele mesmo alegou não ter conhecimento técnico do assunto para falar em qualidade.

Onde quero chegar é que uma das causas-raízes dos problemas nas empresas está escondida no setor de compras, o comprador deve ser um agente de negociação, pesquisador e gestor de riscos, pois diretamente o lucro da empresa parte está nas mãos dele. Da pesquisa que ele precisa fazer sairão os melhores fornecedores e assim será projetada a lucratividade nos produtos.

É sabido que muitas vezes o lucro está na compra e não na venda, devido a isso o comprador deve se atentar aos preços do mercado, ser um exímio pesquisador, pois o mercado está sempre girando, a todo momento tem empresa entrando na jogada.

Outro fator na pesquisa de fornecedores está na lista de compra. Muitas vezes a empresa A oferece o item 1 mais barato que a empresa B, e a empresa B oferece o item 2 mais em conta que a empresa A, então deve-se partir para outra análise, a análise de prazos e frete (falaremos em outro artigo).

E para finalizar, a pessoa de compras deve se atentar a preço vs. prazo, pois em determinadas vezes, pelo prazo que o fornecedor dá, é mais viável pagar a prazo e fazer giro de capital com o valor que iria ser feito a compra à vista.

Para ter um setor de compras eficiente é bastante necessário que a equipe seja bastante engajada e treinada, além da capacidade de negociação e postura proativa é dever de casa que o gestor da área monitore os KPIs para o lead time ser cada vez mais baixo, pois a partir de análises assertivas estará atacando diretamente a causa-raiz desse setor e tratando a oportunidade de melhoria, caso contrário a falência pode estar sendo comprada.

Maerley Pinheiro
Administrador, Especialista em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde
Green Belt em Lean Six Sigma

5 3 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comment
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Julio Cezar Brito
Julio Cezar Brito
4 meses atrás

Trabalhei cm ele, Profissional inquieto e cheio de boas opiniões. Talento nato p/ gestão